quinta-feira, 26 de junho de 2014

Iracema - Fortaleza e a heroína cearense

Estando em Fortaleza, é difícil não ouvir falar nela. Seja na praia, no bairro de mesmo nome ou visitando o Theatro José de Alencar, esse nome é presença constante. Mas afinal, quem é essa Iracema?


Todo mundo já ouviu falar na Virgem dos Lábios de Mel. A heroína de José de Alencar sempre foi presença certa nas aulas de literatura e aquele livrinho (fininho!) era leitura obrigatória dos vestibulares por todo o país. Mas quanto a gente sabe, à vera, sobre Iracema? E por que ela é tão importante assim?
Não é só marketing.

Iracema e família, na praia do Mucuripe.


Ok, retrospectiva de aula de literatura: Quando o Brasil era recém-independente, não tinha uma cara, uma história, uma mitologia pra chamar de sua (pelo menos não oficialmente, mas aí é outra história). Nesse período, que corresponde ao romantismo literário, o que muitos artistas fazem, entre eles José de Alencar, é criar essa "cara do Brasil" (veja bem, ainda não existia o futebol, samba nem novela). Não por acaso, o subtítulo do romance é Lenda do Ceará. Então, a ideia era criar um folclore mestiço, brasileiro. Não é que deu certo?

Pra quem não lembra ou não leu (SPOILERS INOFENSIVOS A SEGUIR), Iracema era índia, andava pra cima e pra baixo nesse Ceará que ela conhecia bem, até conhecer o português Martim, cidadão que realmente existiu, e entre as lidas e aperreios do romance surge o Moacir, que representa o povo mestiço do Ceará e do Brasil. Quem quiser a história bem contadinha pegue o livro, que é curtinho, vale a pena e se acha fácil, até online, de graça.

A Guardiã, na praia de Iracema.

Tá, mas e hoje em dia, qual a importância disso? Se você estiver em Fortaleza, bastante. Iracema é tão identificada com a cidade que três estátuas homenageiam a personagem. A mais antiga é a da praia do Mucuripe. A mais famosa é a Iracema Guardiã (grande amiga dos skatistas), na Praia de Iracema. A maior e mais nova está na Lagoa de Messejana, pra onde a índia ia quando queria afogar as tristezas.
Então veja, Iracema além de tudo é ponto de referência em Fortaleza. Além disso, o forasteiro vai reparar na quantidade de mulheres com esse nome no estado, deve ser um recorde nacional.

Iracema em Messejana (foto: wikipedia)

Então é isso, da literatura de/sobre o Ceará, indico em primeiro lugar a Iracema, de José de Alencar, por tudo que representa na construção dos mitos brasileiros.
Ah, e se você acha que isso tudo é muito antiquado e ultrapassado, vale a pena lembrar que estamos falando de uma história em que a protagonista é uma mulher, índia, nordestina, e toma as rédeas da situação. Nos filmes da Disney, por exemplo, personagens assim ainda são novidade beeem recente. :p


Nenhum comentário:

Postar um comentário